terça-feira, 27 de janeiro de 2015

E o Big Bang?



 Devo admitir que fiquei estarrecida com umas leituras que ando fazendo. Sou daquele tipo de pessoa que não contenta em ter uma visão só das coisas, inclusive de Religião. Sim, eu acredito em Deus, tanto que dediquei um tópico do meu Blog a Ele. - Quem nunca ouviu falar na tal "Grande Explosão" que deu origem ao Universo? E quem (como eu) já não pensou que fosse uma daquelas teorias completamente antibíblicas e ateístas?

  Pois não é. Tanto que os próprios descobridores da teoria deram declarações sobre ela que passam bem longe de ser ateístas. Bom, mas comecemos do começo, como diria minha avó.

  Quem nunca escutou sobre Einstein e sua famosíssima Teoria da Relatividade? - Aposto que desde os mais jovens até os mais velhos já se depararam com rumores. Ok, mas vocês a estudaram a fundo? Se você não estiver fazendo um curso superior na área ou estudando em uma escola muito avançada, a resposta será NÃO. - "Sim, e daí?", você se pergunta. E daí que Einstein fez uma divisão por zero (isso mesmo produção, por ZERO) para tentar NEGAR sua própria descoberta. Antes que você volte ao passado e mate Einstein por sua loucura, expliquemos. Ele NÃO admitia a existência de um Criador. Na verdade, até à descoberta da Relatividade, pensava-se que o Universo fosse infinito, eterno. Essa visão refutava o dito na Bíblia, de que este teve um início.

  No entanto, se os cálculos de Einstein estivessem certos (e estavam), do NADA, havia surgido tudo. E quando digo NADA, é nada mesmo. Não havia tempo, não havia matéria, não havia espaço, NADA. E o mais impressionante: o Universo está se expandindo a partir de um único ponto! - Einstein, ao ver onde seus cálculos levavam chamou-os de "irritantes"!

  Mas não teve jeito. Como a mentira tem perna curta, em 1919 o cosmólogo Arthur Eddington provou meio que por acaso que a Teoria da Relatividade estava correta. Sobre isso, declarou: "Filosoficamente, a noção de um início da ordem presente da natureza me é repugnante [ ... ] eu preferiria ter encontrado um genuíno buraco". E já em 1922, o matemático Friedmann expusera oficialmente que o fator disfarce de Einstein era um erro algébrico, e dos grandes!

   Vamos nos situar. Para quem é ateu, doeu pacas aceitar que o Universo teve um começo. E bom, a cada dia, mais e mais provas disso se apresentavam. Em 1965, Amo Penzias e Robert Wilson detectaram a chamada Radiação Cósmica de Fundo, que corroborara mais uma vez com as previsões acerca do Big Bang (vocês podem pesquisar esses nomes depois, que se eu for explicar...). Isso fez com que os cientistas se voltassem a investigar mais sobre o possível início do Universo, e adivinha... 

   Em 1989, foi intensificada a busca por essas tais ondulações da Radiação vista por Penzias e Wilson, quando a NASA lançou um satélite chamado COBE. Esse satélite foi capaz de ver se essas oscilações realmente existiam na radiação de fundo e quão precisas elas eram. As descobertas foram tão estarrecedoras que quando George Smoot, o líder do projeto, as anunciou em 1992. Sua chocante comparação foi citada em jornais do mundo inteiro. Ele disse: "Se você é religioso, então é como estar olhando para Deus".

  Diante de tudo isso, estava certo: o Universo havia tido um começo, e até para os cientistas, estava claro que não foi um começo qualquer. Eles sabiam que uma mínima falha faria com que tudo despencasse sobre si mesmo e se autodestruísse. 

  Mas ainda fica a pergunta: "Se Deus criou tudo, quem criou Deus?" - Amores, uma hora, algo ia ter que ser o primeiro. Os escritores da Bíblia não sabiam nada de Cosmologia e disseram que Deus é Eterno, o Primeiro e o Último, que ele não está sujeito ao Tempo, que ele é Espírito... Todas essas coisas se encaixam bem no quesito de NADA que se tem no mundo de hoje: sem matéria, sem tempo, sem espaço. - E além disso, Onisciente, com inteligência suficiente para ser tão meticuloso. 

   Se você não acredita em Deus porque acha que a Ciência o refuta, termino com a frase de um dos maiores nanocientistas do mundo, James Tour: "Somente um principiante que não sabe nada sobre ciência diria que a ciência descarta a fé. Se você realmente estudar a ciência, ela certamente o levará para mais perto de Deus."


Fontes: Teoria da Relatividade
Não Tenho Fé Suficiente Para Ser Ateu (livro)
Teologia e Ciência
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário